quinta-feira, julho 26, 2012

E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos ... das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos Céus; santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no Céu; o Pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação; mas livrai-nos do mal (pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém) Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens (as suas ofensas), tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.

Blog de galeriaharrison :Galeria de Artes plásticas Harrison Gomez, Jesus Cristo no monte das oliveiras, oferecimento de Harrison, um salmo

And when you pray, do not be like the hypocrites; they love to pray standing in the synagogues and corners ... squares to be seen of men. Verily I say they have received their reward. But you, when you pray, go into your room and shut the door, ... pray to thy Father which is in secret: and thy Father who sees in secret will reward you. And in praying do not heap up empty phrases as the heathen do they think that by its very speak will be heard. Do not you therefore like to them because God, your Father, know that ye have need of, before they ask him. Therefore, you should pray: Our Father which art in heaven; Hallowed be thy name; Thy kingdom come; let it be thy will, on earth as in heaven; The day our daily bread Give us this day; And forgive us our debts, as we forgive our debtors; and never let us down into temptation; but deliver us from evil (For thine is the kingdom, the power and the glory forever. Amen) For if you forgive men their trespasses, your heavenly Father will also forgive you; But if you do not forgive men (their sins), neither will your Father forgive your trespasses.

COMENTARIO SOBRE A PASSAGEM DE JOAO CAP.3 vers.6

Aquele que é nascido de carne é carne,... O homem pelo seu nascimento natural, e como ele nasce de acordo com a carne dos seus pais naturais, é um mero homem natural; quer dizer, ele é carnal e corrompido, e não pode discernir coisas espirituais; nem pode ele, como tal, entrar e herdar o reino de Deus; veja 1Co 2:14. E então há uma necessidade de nascer novamente, ou da graça do Espírito, e do se tornar um homem espiritual; e mesmo se ele pudesse entrar, ou pudesse nascer de novo da carne, ou tantas quantas vezes entrasse no ventre de sua mãe, e nascesse de novo, mesmo que fosse possível, mesmo assim ainda seria um nascimento natural e um homem carnal, e assim impróprio para entrar no reino de Deus. Através de “carne” aqui, não é significado a parte carnal do homem, o corpo, como gerado de outra substância carnal; para a qual nenhuma diferença pode ser dito de das bestas; e, além disso, se este fosse o sentido, “espírito”, na próxima cláusula, teria que significar a alma, considerando que uma alma não é gerada de outra: mas a carne aqui se refere a natureza do homem; não somente como fraca e delicada, mas como suja e corrompida, pelo pecado; e o qual é propagado através da geração natural dos homens pecadores, não pode ser contrário; porque “quem pode, de alguém impuro, produzir alguém puro?” nenhum, Jó 14:4. E, embora a alma do homem seja de uma natureza espiritual, e permaneçe um espírito, apesar da poluição do pecado; ainda assim ela é impura com a carne, e completamente debaixo do poder e influência das luxúrias da carne, e assim pode ser dito como sendo carnal: consequentemente “carne”, como se levanta contrário ao espírito, significa a corrupção da natureza, Gal 5:17; e tal que está em um estado não regenerado, é dito pós a carne, e na carne, e até mesmo é dito que a própria mente é carnal, Rom 8:5.

E aquele que é nascido do espírito, é espírito: Um homem que é regenerado pelo Espírito de Deus, e a eficácia da sua graça, é um homem espiritual; ele pode discernir e pode julgar todas as coisas de uma natureza espiritual; ele é uma pessoa de ajuste a ser admitida nas ordenações espirituais e privilégios; e parece estar no reino espiritual de Cristo; e tem um direito para o mundo dos espíritos santificados acima; e quando o seu corpo for elevado como um corpo espiritual, será admitido em alma, corpo, e espírito, na alegria do seu Senhor. “Espírito” na primeira parte desta cláusula, significa o Espírito Santo de Deus, o autor da regeneração e santificação; de onde aquele trabalho é chamado de a santificação do Espírito, e renovação do Espírito Santo, 1Pe 1:2. “Espírito”, na parte posterior, pretende o trabalho interno de graça na alma, de onde um homem é denominado um homem espiritual; e assim como uma criança leva o mesmo nome com seu pai, assim este é chamado pelo mesmo nome com o autor e a causa eficiente dela: e além disso, é de uma natureza espiritual, e se mostra em atos espirituais e exercícios, e dirige, e se ocupa de coisas espirituais; e também toma seu assento no espírito, ou alma do homem.


Fonte: John Gill's Exposition of the Entire Bible

O Evangelho de João


Capítulo 3


Capítulo 3
Tema: O novo nascimento
Aqui encontramos o capítulo mais importante no evangelho de João, porque trata do assunto do novo nascimento. As principais religiões e seitas de hoje em dia tem ensinado tanto erro sobre esse assunto que o homem em geral, seja o homem na rua ou na igreja, não tem nenhuma idéia do que significa o “novo nascimento”.
I. A necessidade do novo nascimento - 3:1-5
1. Sem o novo nascimento não podemos ver o reino de Deus (3:3). Nicodemos era um homem religioso e um dos principais professores nos assuntos religiosos, mas mesmo assim ele não sábia nada acerca do novo nascimento. Infelizmente hoje centenas de “pastores” formados dos seminários de teologia estão na mesma situação de Nicodemos, pois “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus”(I Cor. 2:14). Nicodemos veio a Jesus de noite e representa os incrédulos desse mundo que só andam na escuridão (Ef. 4:18 ; II Cor. 4:3-6). Sendo religioso não prepara o homem para o céu; tem que nascer de novo.
Como muitas pessoas hoje em dia, Nicodemos confundiu as coisas espirituais e as coisas físicas (vs. 4). Ele pensou do nascimento físico enquanto Cristo falou do nascimento espiritual. Todo homem deve aprender que o nosso nascimento físico nos faz filhos de Adão e assim filhos de ira e desobediência (Ef. 2:1-3). Não existe uma educação purificação, disciplina, ou atividade religiosa que pode transformar a nossa velha natureza; temos que receber uma nova natureza de Deus, através do novo nascimento, ou não podem VER o reino de Deus (3:3).
2. Sem o novo nascimento não podemos entrar no reino de Deus (2:5). As palavras “reino de Deus” não significa reino aqui no mundo, mas significa o reino de Romanos. 14:17 que é de justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Depois de nascer de novo o crente entra logo neste reino, e na hora da sua morte, ou na volta de Cristo, entrará no céu e no reino eterno.
Nicodemos pensava que foi suficiente nascer judeu e obedecer a lei para satisfazer a Deus, mas ele esqueceu que desde o pecado de Adão até agora, todos os homens nascem pecadores e somente podem entrar no reino de Deus pelo novo nascimento.
II. A natureza do novo nascimento (3:6-13)
1. O novo nascimento é o nascimento espiritual (3:6-7). O que nasce da carne é da velha natureza e já está condenada. O que nasce do Espírito é a nova natureza (II Pedro. 1:4) e é eterna. A carne não pode produzir um nascimento espiritual. Sabendo deste fato também sabemos que a frase “nascer da água” em vs.5 não significa a água do batismo porque batismo é aplicando uma substância física (água) a um ser físico (o candidato) e isto nunca pode produzir um nascimento espiritual (João 1:11-13 ; 6:63)
NASCER DA ÁGUA EM JOÃO 3:5 NÃO SIGNIFICA BATISMO PORQUE:
a. O batismo da Bíblia mostra a morte e não o nascimento (Romanos. 6:1)
b. Não existe batismo no velho testamento.
c. Salvação não é das obras (Ef. 2:8-10), e batismo é uma obra.
d. Cristo veio ao mundo para salvar, mas Ele não batizou ninguém (João 4:2)
O NOVO NASCIMENTO SÓ VEM ATRAVÉS DE MEIOS ESPIRITUAIS. QUAIS SÃO ESTES MEIOS?
a. O Espírito de Deus (João 3:6 , 6:63)
b. A palavra de Deus (I Pedro. 1:23 , Tiago 1:18)
A palavra “água” em vs. 5 representa a palavra de Deus (Ef. 5:26 ; Tito 3:5). Uma pessoa nasce de novo quando o Espírito de Deus usa a palavra de Deus para produzir fé, e dá nova natureza no instante que a pessoa crê. O Espírito usa pessoas para pregar a palavra de Deus, mas somente Ele dá vida.
2. O novo nascimento é um nascimento misterioso (3:8-10). Ninguém sabe explicar o vento, e ninguém pode explicar o trabalho do Espírito Santo. Aqui o vento é um tipo de Espírito Santo (veja Atos 2). Nicodemos, sendo um doutor da lei, não sábia o que as escrituras ensinaram em Ezequiel 37, onde o vento trouxe vida aos ossos secos de Israel. É claro que nós não entendemos tudo acerca do novo nascimento, mas, isso não significa que não é verdadeiro.
3. È um verdadeiro nascimento (3:11-13). Muitas coisas são misteriosas, mas ainda verdadeiro. O homem só vai descobrir pessoalmente que o novo nascimento é verdadeiro depois de experimentá-lo.
III. A base do novo nascimento ( 3:14-21)
1. A morte de Cristo foi necessário (3:14-17). Jesus mais uma vez refere-se ao Velho Testamento e o Livro de Números cap. 21, onde as serpentes morderam o povo e a única solução foi levantar uma serpente de metal no meio do acampamento. Todos que olharam para a serpente foram salvos da mordida da serpente.
Hoje lembramos que Cristo foi levantado numa cruz e todos que olham para Ele, serão salvos de seus pecados, e nasceram de novo. Somente na morte de Cristo encontramos vida para o pecador.
2. A fé do pecador é necessário (3:18-21). Fé no Senhor Jesus é o único meio de salvação que existe. Lembra-se que em Números 21 Deus não mandou matar as serpentes, nem proteger o povo das serpentes, mas Deus mandou levantar a serpente de metal e olhar para aquela serpente pela fé. Quem não olhou, morreu; quem olhou, viveu. É tão simples que até uma criança pode entender o plano de Deus para salvação.
IV. A confusão acerca do novo nascimento (3:22-26)
Vs. 25 indica que Nicodemos continuou a buscar a verdade acerca do novo nascimento. Ele não entendeu o batismo e as cerimônias religiosas. Ele ainda confundiu a “água” de vs. 5 com a purificação dos judeus. Note agora como o apóstolo João (vs. 26) explica a Nicodemos o plano de salvação. João não disse nada de batismo mas falou de fé no vs. 36. “Crê” e “não crê” significa a pessoa que tem fé e a pessoa incrédulo que não tem fé.
Nicodemos aceitou Cristo mais tarde e provou a sua fé pelas suas obras em João 19:38-42

Autor: Pr Eduardo Kittle
Above All
Above all powers above all kingsAbove all nature and all created thingsAbove all wisdom and all the ways of manYou were here before the world begin
Above all kingdoms above all thronesAbove all wonders the world has ever knownAbove all wealth and treasures of the earthThere's no way to measure what You're worth
Crucified laid behind the stoneYou lived to die rejected and aloneLike a Rose trampled on the groundYou took the fall and thought of meAbove all
Above all powers above all kingsAbove all nature and all created thingsAbove all wisdom and all the ways of manYou were here before the world begin
Above all kingdoms above all thronesAbove all wonders the world has ever knownAbove all wealth and treasures of the earthThere's no way to measure what You're worth
Crucified laid behind the stoneYou lived to die rejected and aloneLike a Rose trampled on the groundYou took the fall and thought of meAbove all
Crucified laid behind the stoneYou lived to die rejected and aloneLike a Rose trampled on the groundYou took the fall and thought of meAbove all
Like a Rose trampled on the groundYou took the fall and thought of meAbove all
Acima de tudo
Acima de todas as forças, acima de todos os reisAcima de toda a natureza e todas as coisas criadasAcima de todo o conhecimento e todos os caminhos do homemVocê esteve aqui antes que o mundo começasse
Acima de todos os reinos, acima de todos os tronosAcima de todas as maravilhas que o mundo sempre conheceuAcima de todas as riquezas e tesouros da terraNão há forma de medir o seu valor
Crucificado e deitado no sepulcroVocê viveu para morrer rejeitado e sozinhoComo uma rosa jogada no chãoVocê caiu e pensou em mimAcima de tudo
Acima de todas as forças, acima de todos os reisAcima de toda a natureza e todas as coisas criadasAcima de todo o conhecimento e todos os caminhos do homemVocê esteve aqui antes que o mundo começasse
Acima de todos os reinos, acima de todos os tronosAcima de todas as maravilhas que o mundo já sempre conheceuAcima de todas as riquezas e tesouros da terraNão há forma de medir o seu valor
Crucificado e deitado no sepulcroVocê viveu para morrer rejeitado e sozinhoComo uma rosa jogada no chãoVocê caiu e pensou em mimAcima de tudo
Crucificado e deitado no sepulcroVocê viveu para morrer rejeitado e sozinhoComo uma rosa jogada no chãoVocê caiu e pensou em mimAcima de tudo
Como uma rosa jogada no chãoVocê caiu e pensou em mimAcima de tudo


♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com