OS DONS
DA DIVINDADE
Para muitos, é útil ter clareza quanto ao papel distinto que
cada membro da divindade tem ao dar os dons ao ser humano, fundamentalmente, é
claro, nossa existência, vida humana, é dada pelo Pai [Gênesis 2:7; Hebreus 12:9], que também deu seu único Filho
como o Redentor da raça humana [João 3:16],
redentoramente, Jesus é o doador da vida eterna [João
5:38,40; 10:27,28]: Ele deu sua vida e derramou o seu sangue para ganhar
esse privilégio [João 10:17,18; Efésios 5:25,27],
mais adiante, o Pai e o Filho tem juntamente enviado o Espírito Santo [Atos 2:17,33] para avançar a obra da redenção através do
ministério de adoração, crescimento e evangelismo da Igreja.
Na seqüência, então, nós achamos Romanos
12:3,8 descrevendo os dons dados por Deus Pai, eles parecem caracterizar
as "motivações" básicas, isto é, tendências inerentes que caracterizam cada
pessoa distinta em razão do trabalho único do Criador no seu ato de dar os dons,
enquanto somente sete categorias são listadas, a observação indica que algumas
pessoas são inteiramente descritas por somente uma, mais comumente, uma mistura
é achada, com diferentes traços de cada dom presente em alguns graus, sendo que
geralmente um será o traço dominante daquela pessoa, seria um erro supor que o
aprendizado de um indivíduo em responder aos dons dados pelo Criador em uma ou
mais dessas categorias cumpra o chamado bíblico para "procurar com zelo os
melhores dons" [ I Coríntios 12:31], esses dons
relativos ao nosso lugar na ordem criada de Deus são fundamentais.
Segundo, em I Coríntios 12:7,11
os nove dons do Espírito Santo estão listados, o seu propósito é específico:
"servir" ao corpo da Igreja, ("servir", grego sumphero, significa "trazer junto,
beneficiar, ser vantajoso", que é experimentado à medida que o corpo for
fortalecido na sua vida conjunta e expandido através do seu ministério de
evangelismo), esses nove dons estão especificamente disponíveis a cada crente,
conforme o Espírito Santo os reparte [ I Coríntios
12:11], eles não têm de ser meramente reconhecidos num modo passivo, mas
sim, serem ativamente acolhidos e esperados [ I Coríntios
13:1; 14:1].
Terceiro, os dons que o Filho de Deus deu são essenciais
para assegurar que as duas primeiras categorias de dons sejam aplicadas no corpo
da Igreja, Efésios 4:7,16 não apenas indica os "dons
de ofícios" que Cristo colocou na Igreja junto com o seu propósito, o ministério
desses líderes é "equipar" o corpo, dando assistência para que cada pessoa: 1)
perceba o lugar que o criador fez para que ele o preencha, através de sua obra
criativa nele, bem como perceba as possibilidades que a salvação agora abre para
a realização daquilo para o que ele foi feito; e 2) receba o poder do Espírito
Santo e comece a responder aos seus dons, os quais são dados para desenvolver as
capacidades de cada crente além da ordem criada e em direção à dimensão
redentora do ministério, para a edificação da Igreja e a Evangelização do
mundo.
à luz disso, nós examinamos essas categorias claramente
definidas de distribuição dos dons: a do Pai [Romanos
12:6,8], a do Filho [Efésios 4:11] e a do
Espírito Santo [ I Coríntios 12:8,10], enquanto o
estudo se expande além daquelas listagens e além da estrutura esboçada acima dos
dons da Trindade, esse esboço geral ajudará de duas maneiras, primeiro, ele nos
assiste, apontando o interesse distinto e o trabalho de cada membro da Trindade
em prover a nós um propósito e cumprimento singular, segundo, ela nos impede de
confundir a nossa motivação fundamental na vida e no culto a Deus com a nossa
procura intencional e a nossa abertura em relação aos recursos plenos do seu
Espírito Santo e ao poder para o culto e o ministério.
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